Nesta quarta-feira (9), os estudantes de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino de Florianópolis terão uma noite de gala. Das 19h às 22h, eles apresentarão as suas produções no Festival do Minuto EJA. O evento ocorrerá no auditório Tito Sena, na sede da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Itacorubi.
O Festival do Minuto é uma proposta que oferece aos estudantes da EJA o contato com a produção audiovisual, por meio da elaboração de roteiros, enquadramentos, filmagens, fotografia, construção de cenários, edição e atuação. Ao mesmo tempo que aprendem, eles expressam questões e contextos culturais direto de suas realidades e territórios.
Dentre os 50 vídeos, um das atrações é “Educação: a última dose”, de Rayssa, Madalena, Franciane e Maria Aparecida, “um filme sobre a cura da invisibilidade”. Outro filme é uma autobiografia de Vera Granemam: “Meu nome é Vera”.
A “Serei Eja”, de Sebastião da Cruz Costa (pescador) e Rayssa da Cruz Pimenta (sereia), é uma película a respeito de como fazer cinema na Educação de Jovens e Adultos.
Há também “O Palhaço da Eja”, de Ana Paula Marques, Bruno Moreno e Mateus Machado. “Sonhar em ser palhaço é desejar espalhar alegria mesmo quando o mundo parece triste. É transformar lágrimas em riso, tropeços em encanto. Ser palhaço é ter coragem de rir de si mesmo e fazer do palco um lugar de magia e humanidade”, diz o cartaz do filme.
Muitas pesquisas da EJA, tanto para quem busca se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental, ganham materialidade por meios de textos informativos, folders, banners, podcasts, poemas, músicas, além de vídeos. Desde 2018, quando surgiu o Festival do Minuto, as produções de todos os núcleos são reunidas e apresentadas em um evento único.
Os vídeos guardam relação com as pesquisas desenvolvidas durante o primeiro semestre e situações do cotidiano dos estudantes. A Comissão organizadora é composta pelo professor Luiz Gabriel Nogueira Rodrigues, que coordena as ações, e pelos professores de tecnologia educacional Raquel Valduga e Clóvis Adriano Souza da Silva. Participam ativamente do processo os coordenadores, articuladores, professores e principalmente estudantes de todos os núcleos e polos.