A praia da Guarda do Embaú, localizada em Palhoça, é a primeira Reserva Mundial de Surfe localizada no Brasil, fazendo o estado catarinense um destino único para os amantes das ondas e dos esportes aquáticos.
Agora, Santa Catarina também pode ser reconhecida como uma referência da modalidade no país. A Praia do Moçambique, localizada em Florianópolis, e a Praia do Sumidouro, que fica em São Francisco do Sul, estão entre as finalistas para se tonarem a primeira Reserva Nacional de Surfe.
A escolha que deve ocorrer no dia 31 de agosto é realizada pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surf, que é coordenado por uma Organização Não Governamental (ONG). A iniciativa tem como objetivo principal a criação de reservas da modalidade visando a valorização e conservação das ondas, além dos ecossistemas naturais.
Um detalhe interessante é que não é apenas a quantidade e a ondulação das ondas que serão analisadas. Aspectos culturais e o engajamento comunitário da população terão tem um peso significativo na seleção da reserva.
As praias do Francês, em Alagoas; de Itamambuca, no estado de São Paulo; e da Regência, no Espírito Santo, são as outras finalistas.