A Bancada da Grande Florianópolis fará um evento de fechamento do primeiro ano de existência nesta segunda-feira (16), às 11h, na Sala das Comissões 2 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O coordenador da Bancada, deputado Marcos José de Abreu (Marquito, PSol), fará um pronunciamento, com um balanço das atividades no período. Os outros integrantes da Bancada são os deputados Sérgio Guimarães (União), Sérgio Motta (Republicanos) e Camilo Martins (Podemos), que vai assumir a coordenação no lugar de Marquito.
Neste primeiro ano, as discussões e ações foram focadas na mobilidade urbana, no enfrentamento aos eventos climáticos extremos, no fortalecimento da defesa civil, na saúde e no saneamento básico, trabalhando com os principais atores da região. Como resultado, a Bancada destinou uma emenda de R$ 5 milhões para as 22 defesas civis municipais da região adquirirem novos veículos, realizou um evento dos dez anos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis e outras ações que serão apresentadas na segunda-feira.
Também houve a destinação de R$ 8 milhões em emendas individuais pela Bancada da Grande Florianópolis. Marquito fez suas destinações em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis para: a implantação de sistemas de coleta e compostagem de resíduos sólidos orgânicos, o estabelecimento de um viveiro regional para viabilizar a recuperação de áreas degradadas e a proteção de zonas ribeirinhas e a instituição de um projeto de cicloturismo, entre outras iniciativas.