Quem utilizar a bicicleta como meio de transporte para trabalhar ou para passear na Capital, tem muitos motivos de sobra para comemorar. Além da beleza natural da região, a cidade de Florianópolis já conta com uma malha cicloviária com mais de 250 quilômetros de extensão, com trajetos interligando diferentes bairros.
Para incentivar o uso da bicicleta que, além de trazer benefícios importantes para a saúde e para qualidade de vida das pessoas, ainda impacta de forma positiva a mobilidade urbana em toda a região, a Prefeitura de Florianópolis publicou nas redes sociais um breve manual de boas práticas para os ciclistas.
De acordo com o texto, uma das principais recomendações é concentrar-se na pilotagem, ou seja, manter olhos e ouvidos atentos às ruas. Usar fone de ouvido pode ser uma boa ideia para relaxar, porém, ao eliminar o som das ruas, o ciclista perde um pouco a referência e aumenta a possibilidade de acidentes.
Ou ponto importante destacado é importância dos ciclistas em evitar o tráfego pelas calçadas e locais para pedestres. Em situações em que haja a necessidade de atravessar um trecho movimentado, o ideal é descer na bicicleta e fazer o percurso a pé.
Por fim, mas não menos importante, a manutenção da bicicleta deve estar em dia. Antes de iniciar o percurso, o ciclista deve conferir as condições da bike. Vale ressaltar: um freio sem funcionar pode causar um grave acidente.