Publicidade

Médico paulista Wagner Kuroiwa estreia em SC com exposição inédita no CIC

Foto: Público poderá conferir 32 obras inéditas que evidenciam a versatilidade técnica e a narrativa complexa do artista

O artista plástico Wagner Kuroiwa apresenta pela primeira vez em solo catarinense sua arte complexa e multifacetada na exposição “Menor que meu sonho, não posso ser”, que estreia na Sala Lindolf Bell I do Centro Integrado de Cultura (CIC), com abertura oficial nesta sexta-feira (4), às 19h.

Residente em São José, o paulista de 79 anos de Garça traz ao público catarinense 32 obras inéditas que evidenciam sua versatilidade técnica e narrativa complexa. Formado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1976, Kuroiwa combina há décadas sua vocação humanitária com uma paixão artística que nasceu na infância, inspirado pelo pai, que pintava com giz de cera e aquarela.

 

Romances visuais

O artista define suas obras como romances visuais, repletos de histórias paralelas e personagens diversos que convidam o observador a descobrir novos elementos a cada olhar. “É como se fosse um romance, onde existem muitas histórias paralelas, uma novela onde existem os protagonistas e, também, vários outros personagens. E com isso, espero despertar lembranças, reminiscências no público”, explica o artista.

Autodidata, Kuroiwa nunca frequentou cursos formais de arte, desenvolvendo ao longo de mais de 70 anos de dedicação um estilo próprio que combina cores vibrantes, riqueza de detalhes e um minucioso trabalho a bico de pena. Suas obras já integram acervos de importantes pinacotecas e estão presentes em coleções de mais de 25 países.

 

Inovação e experimentação

A exposição no CIC revela a constante experimentação técnica do artista. Entre os destaques, estão sete obras que combinam bordado sobre tela com pintura acrílica, demonstrando sua capacidade de reinventar linguagens artísticas. Desperta muita atenção uma obra monumental de 3m50 por 2m10, criada a partir de aproximadamente 100 radiografias soldadas, pintadas com verniz vitral e giz pastel, formando a imagem de Cristo.

A mostra inclui ainda três peças entalhadas em madeira com múltiplos desenhos aplicados sobre o mesmo suporte, além de trabalhos em giz pastel e acrílica sobre tela, evidenciando a versatilidade que marca a trajetória de Wagner Kuroiwa.

 

Visitação

A exposição “Menor que meu sonho, não posso ser” seguirá em cartaz até 3 de agosto, com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita, oferecendo ao público catarinense a oportunidade única de conhecer a obra de um dos artistas médicos mais prolíficos do país.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha