Santa Catarina pulsa cultura, criatividade e inovação. Para promover políticas públicas e fomentar novos negócios criativos, a MAF Economia Criativa abre inscrições para a 6ª edição do curso gratuito "Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais". A capacitação, que será realizada de 8 de julho a 2 de agosto, em Florianópolis, é a oportunidade ideal para quem quer fomentar e fortalecer o cenário cultural do estado. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla e vão até 5 de julho.
A capacitação faz parte da estratégia da MAF de impulsionar a cultura como vetor de desenvolvimento sustentável, em sintonia com os 17 Objetivos da Agenda 2030 da ONU. Como destaca Michel França, gestor da empresa, "cultura é economia, política pública, direito". "Queremos instrumentalizar quem faz cultura para ampliar seu impacto e protagonismo na sociedade", observa.
A atividade é destinada a pessoas que tenham interesse em tornar esse mercado cada vez mais relevante. Artistas, produtores culturais, empreendedores da economia criativa, representantes de empresas interessadas em investir em cultura e agentes de mudança da comunidade estão entre o público-alvo do curso. Serão seis encontros, sendo dois online e quatro presenciais (em diferentes locais e horários) com conteúdo teórico e prático voltado à criação, gestão e execução de projetos culturais com impacto social, econômico e territorial.
Os encontros serão ministrados pela equipe da MAF, formada pelo próprio Michel, por Lívia de Pelegrin (analista de projetos) e por Joana Mafra (assistente de projetos). Cada um vai ministrar a própria oficina, mas também estarão juntos na parte mais prática do curso. A programação inclui temas como: conceitos da Economia Criativa; leis, editais e captação de recursos; elaboração, gestão, produção e prestação de contas de projetos culturais; desenvolvimento da estrutura do projeto; e acessibilidade, dentre outros assuntos relacionados à arte, cultura e inovação.
"A economia criativa representa uma das maiores forças de transformação do nosso tempo. Capacitar quem atua nessa área é garantir que mais pessoas possam acessar oportunidades reais de trabalho, inovação e impacto social", reforça Joana. Lívia, por sua vez, complementa que nesta edição, a ideia é chamar mais atenção dos profissionais que atuam em Santa Catarina. "Foi pensando em impactar mais quem atua localmente, é que decidimos fazer os encontros presenciais em diferentes locais e horários, com o objetivo de democratizar o acesso em regiões diversas de Florianópolis", explica.
As inscrições para o curso gratuito "Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais", podem ser feitas até o dia 5 de julho, pela plataforma Sympla. A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. Realização e produção executiva MAF Economia Criativa.
SERVIÇO
Curso: Capacitação em Economia Criativa com foco na Elaboração de Projetos Culturais
Quando:
* Online: 8 e 10 de julho, às 19h
* Presencial: 16/07, às 18h | 26/07, às 10h | 29/07, às 18h | 02/08, às 10h
Onde: Florianópolis (locais e horários diversos, com escolha no ato da inscrição)