Publicidade

Alunos da Udesc criam jogo de tabuleiro infantil com paisagens da Capital

Foto: Objetivo do jogo é trabalhar o conceito de paisagem natural e cultural estimulando a observação e o raciocínio geográfico

Estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criaram um jogo de tabuleiro voltado para o ensino da disciplina a crianças com paisagens de Florianópolis. Com o nome “Paisagem Misteriosa: Ratones e Florianópolis”, o jogo tem o objetivo de trabalhar o conceito de paisagem natural e cultural para estimular a observação, a leitura do espaço e o raciocício geográfico por meio de imagens e pistas relacionadas ao bairro Ratones e à cidade de Florianópolis.

Criado pelos estudantes Gabriel Correa Leal e Maikiani Fernanda Marafigo Andrade, da sétima fase do curso, sob supervisão da professora Suelen Maurício, o tabuleiro foi apresentado no final de maio a estudantes do 6º ano da Escola Básica Municipal Profª Zulma Freitas de Souza, no bairro Ratones, no Norte da Ilha, que se dividiram em grupos para jogar. “Aprender Geografia pode ser divertido, significativo e conectado ao lugar onde vivemos”, afirma Gabriel, que junto com Maikiani fazem parte da equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia, da Udesc Faed. 

O jogo de tabuleiro comporta até quatro pessoas e utiliza um dado e cartas com perguntas sobre aspectos geográficos do bairro Ratones e da cidade. À medida que a criança acerta as perguntas, avança as casas. “Foi uma releitura de um jogo similar criado por um mestrando sobre a cidade de Brusque. Agora, escolhemos o bairro Ratones pois a escola em que fazemos iniciação pedagógica fica neste bairro, e adicionamos outras imagens de Florianópolis”, conta o estudante, que é também é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A utilização de jogos para facilitar a aprendizagem no ensino da Geografia em sala de aula é o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gabriel. Segundo o estudante, são metodologias alternativas de aprendizagem que funcionam bem pois envolvem o protagonismo dos alunos, além da praticidade para assimilação dos conceitos dentro da disciplina de Geografia.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha