Publicidade

Seminário Estadual de PICs traz casos de sucesso aplicados em municípios

Foto:

O 1º Seminário Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), promovido pela Comissão de Trabalho do Fórum Parlamentar das PICs (Forpics) e realizado na sede do Parlamento Catarinense nesta terça-feira (20), trouxe casos de práticas bem sucedidas em municípios do estado.

Foram exibidas experiências de sucesso na implementação de PICs. Como o caso das chamadas "farmácias vivas". Servidor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) há quase 50 anos, Alesio dos Passos participou do seminário para reforçar a proposta de criação de farmácias vivas no estado.

Criador de mais de 100 farmácias vivas no estado de Santa Catarina, Alesio conta que a sede do Parlamento abrigou a primeira criada em Florianópolis. “A proposta da farmácia viva é aliar o saber popular com o conhecimento da ciência para chegar mais perto da verdade e da cura”, destaca ele, que atualmente promove a prática junto aos profissionais de saúde e municípios. “Existem plantas mais seguras do que o remédio de farmácia. Cabe a nós saber a necessidade, a indicação e a dosagem para cada indivíduo”, receita.

O uso de plantas medicinais, a fitoterapia, integra o rol de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que foram regulamentadas em 2016 pelo Governo Federal e em 2019 em Santa Catarina. “Antes do jaleco, as pessoas buscavam se curar com plantas e palavras, recorrendo às benzedeiras”, afirma Alesio. “Hoje, existe uma onda mundial para cura com fitoterápicos, principalmente em quadros de depressão”, emenda.

Realizado no Plenarinho da Assembleia, o seminário também possibilitou que participantes realizassem atividades de ioga e uriculoterapia, uma técnica que se baseia na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, semelhante à acupuntura. Ela é utilizada para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia.

O principal objetivo do 1º Seminário Estadual das PICs é buscar incentivar os municípios catarinenses a incluir as Práticas Interativas no atendimento, principalmente na rede primária.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha