Publicidade

Terapeutas da Alegria levam conforto e alegria para pacientes hospitalares na capital

Foto: Objetivo da ação é promover o bem-estar e a saúde de pessoas internadas em hospitais através da potencialização do uso da arte 

No início deste mês, o Hospital Universitário recebeu a visita dos Terapeutas da Alegria, projeto da Ufsc que tem como objetivo promover o bem-estar e a saúde de pessoas internadas em hospitais através da potencialização do uso da arte e ações culturais. O projeto visa mediar a interação entre usuários, familiares e profissionais em ambientes hospitalares.

Isabela Oliveira, integrante do projeto há 15 anos, explicou o comprometimento necessário para atuar como terapeuta da alegria. "Recebemos apoio do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas) da Ufsc, que dá todo suporte para sabermos chegar no ambiente e fazer este trabalho de acolhimento. Há muito comprometimento e preparo, durante um ano, para podermos atuar", afirmou.

Segundo a médica hematologista do HU-Ufsc, Elisa Araújo Beteille, a presença de projetos como este tem um impacto muito positivo nos pacientes. "O fato de eles ficarem felizes reflete no tratamento. Eles mudam o semblante. É o combustível que eles precisam para continuar o tratamento, tirando o foco da doença durante aquele momento."

Ainda conforme a médica, momentos como este são muito benéficos para a equipe que trabalha no hospital, bem como para os familiares e acompanhantes do paciente. "Todo mundo ganha. Muda a dinâmica da enfermaria. A gente para, ri, e continua o trabalho com a energia renovada", finalizou Elisa.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha